8 de abril: Dia Mundial de Combate ao Câncer

A data é importante para a área da saúde e toda a sociedade, sendo um lembrete à conscientização, ao cuidado e à prevenção da doença.
8 de abril: Dia Mundial de Combate ao Câncer
Por: Joana Ribeiro

O dia 8 de abril foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Combate ao Câncer, a qual ocupa a posição de 2° doença que mais leva ao óbito em todo o mundo, atrás apenas dos distúrbios cardiovasculares. 

Em suas ações aos hospitais, o Sorriso de Plantão lida frequentemente com pacientes que estão em tratamento contra algum tipo de câncer, vendo de perto seu desenvolvimento por meio dos laços desenvolvidos a cada plantão.

Os cânceres também são chamados de neoplasias, termo que vem do grego e significa novas formações. Eles são multiplicações desordenadas de células anormais, as quais, em conjunto, podem formar tumores malignos em tecidos e órgãos do corpo humano. São conhecidos e diagnosticados mais de 100 tipos de câncer, sendo alguns dos mais comuns na sociedade os de mama, próstata, pulmão, pele (melanoma), sistema linfático (linfoma) e medula óssea (leucemia). O surgimento dessa doença tem muitos fatores moduladores, sejam eles internos, como a própria genética do indivíduo, e externos, como os hábitos de vida que são adotados ao longo do tempo. Alguns hábitos que são considerados fatores de risco para as neoplasias são o tabagismo, o consumo exagerado de alimentos ricos em gorduras animais e açúcares refinados, o sedentarismo e a exposição frequente a ambientes com alta taxa de poluição. 

Assim, essa data tem como objetivo a conscientização da população sobre os cuidados que devem ser feitos para prevenir o desenvolvimento dessa patologia, principalmente pela correção mais saudável do estilo de vida. Outra ação necessária é a visita frequente ao médico, de modo a encontrar um possível diagnóstico precocemente, o qual, sem dúvida, é muito importante para o futuro tratamento ser bem-sucedido. 

O desejo do Projeto Sorriso de Plantão é poder sempre ajudar aqueles que estão passando pelos procedimentos terapêuticos, atravessando esse período da forma mais leve possível, com o espírito de alegria e superação que os palhaços de hospital compartilham através das brincadeiras, risadas e amizades.